Escrito por: Diego Américo / Mengo News
Foto: Alexandre Vidal
Revisor: Antônio Cruvinel
Milhares de crianças e adolescentes sonham em jogar futebol. A caminhada é árdua e ter uma boa base familiar se torna imprescindível. No Brasil, muitos garotos acabam ficando pelo caminho, pois se envolvem na criminalidade e o sonho cai por terra. A perseverança, determinação, a coragem e a fé são alguns valores que devem nortear a mente dos jovens sonhadores. Há 23 anos, no dia 23 de março de 1997, nascia em Roraima o Thiago Maia. Com uma infância humilde, a família sempre buscou fazer o máximo para lhe passar valores e princípios. Desde criança, Thiago é torcedor do Flamengo, guarda no coração um sentimento incomparável pelo clube carioca. 




Começo na base do Extremo Norte.

A trajetória do jogador começou no Extremo Norte, um clube criado para revelar jovens atletas. Dos 10 aos 14 anos, o volante atuou no clube roraimense. O seu técnico foi Marquinhos Cai-Cai, que lhe ajudou muito na sua evolução como jogador. No entanto, como o futebol do estado não lhe dava grandes perspectivas, a saída foi inevitável. O destino foi São Paulo. No começo, Thiago sofreu bastante, pois a adaptação nunca é fácil, ainda mais para um adolescente de 14 anos. No São Caetano, começou a caminhada rumo ao profissional, porém no Azulão o jogador passou pouco tempo e logo se transferiu para o Santos. 


Na Vila Belmiro o menino cresceu, evoluiu, ganhou títulos e rumou para a Europa.


No Santos Futebol Clube, a estrela de Maia brilhou intensamente. Foram anos dourados, com bom futebol, conquistas, titularidade, o carinho e o respeito do torcedor. Na Seleção Olímpica, se tornou o primeiro jogador do Norte a ganhar a medalha de ouro  com o Brasil. As boas atuações fizeram a Europa cobiçá-lo. O Santos chegou a recusar uma proposta do Zenit-RUS, de R$ 66 milhões. Mas não demorou muito e Thiago Maia foi vendido ao Lille-FRA, por R$ 51 milhões. Na Europa a jóia viveu altos e baixos. A adaptação não foi boa no início, com isso foi perdendo espaço no clube. O desejo de retornar ao Brasil se tornou latente. Chegou a negociar com o Flamengo em 2019, porem não deu certo. Aos 23 anos Thiago Maia, sempre falou do seu amor pelo Rubro-Negro. Em 2020, o seu empréstimo foi fechado junto ao Lille. "A alegria na chegada ao Rio de Janeiro foi o prenúncio da realização de um grande sonho. Até o momento, sempre que jogou com o manto Rubro-Negro, o jogador mostrou determinação, coragem, raça e grande dedicação. Comemorar seu aniversário, com a camisa do Flamengo é um momento fantástico.