Fonte: Extra
Foto: Divulgação FIFA
Através de seu presidente, Gianni Infantino, a Fifa anunciou uma série de mudanças no calendário do futebol para os próximos meses. A começar pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, a ser realizada no Qatar, que teve a rodada de abertura das etapas Sul-Americanas e Europeias mantidas para setembro deste ano — anteriormente, elas começariam em março.


Porém, a repescagem das Eliminatórias para o Mundial do Qatar sofreu alteração: passou de março de 2022 para junho de 2022. A Copa do Mundo está prevista para acontecer em dezembro daquele ano.


Outra decisão importante anunciada foi o fato de o Mundial de Clubes não ser realizado em 2020. Segundo Infantino, o motivo do cancelamento é dar tempo para a Europa e a América do Sul terem tempo para fazer os seus torneios. O torneio deve acontecer no meio ou final de 2021, já com o novo formato. O Flamengo, em tese, tem vaga garantida por ser o atual campeão da Libertadores.

- Estamos analisando se o melhor é 2021, 2022, 2023. Tudo está aberto. O que é importante para mim, para a Fifa, é para ajudar quem precisa de ajuda. Espero que logo a gente possa decidir e anunciar quando o torneio será disputado. Mas agora a prioridade é outra, é ajudar - opinou Infantino.

O presidente também informou que a Fifa disponibilizou US$ 1,5 bilhão para cada federação nacional para repassar como empréstimos aos seus clubes em um fundo para enfrentar as consequências da pandemia da Covid-19.